I COLÓQUIO INTERNACIONAL DO ANTIGO EGITO E ORIENTE PRÓXIMO (2016)

​​​​​​​2016 I COLÓQUIO INTERNACIONAL DO ANTIGO EGITO E ORIENTE PRÓXIMO

Visão Geral

O evento visa a: (a) suprir a carência devidamente constatada que há nos estudos da Antiguidade Próximo Oriental no país; (b) congregar, num espaço privilegiado, debates atuais e axiais nos estudos relativos a essa temática, inserindo, ainda que de forma inicial, os pesquisadores brasileiros nos reconhecidos debates internacionais; e finalmente (c) compor um espaço favorável de intercâmbio de pesquisas sobre o tema entre jovens pesquisadores, criando um estímulo ao avanço na formação dos mesmos. É esperado dos inscritos nas Sessões de Comunicações Orais que sigam a proposta do evento, a qual pretende reunir em um espaço privilegiado pesquisas cujas temáticas de estudos refiram-se ao que denominamos Antigo Oriente Próximo. Em segundo lugar, que promovam trocas frutíferas ao favorecer o encontro e a discussão dos trabalhos cuja metodologia, tomada aqui como as ações, entendimentos e formatos pelos quais são analisadas (a) as fontes, (b) a cronologia ou (c) os processos históricos, sejam de utilidade para fomentar debates que possam ultrapassar suas temáticas estritas, impulsionando entendimentos mais abrangentes e favorecendo permutas e discussões benéficas entre pesquisadores de estudos notadamente próximos.

​​​​​​​Programa

PROGRAMA DO I COLÓQUIO INTERNACIONAL “PROCEDIMENTOS INTERDISCIPLINARES APLICADOS AO EGITO ANTIGO E ORIENTE PRÓXIMO”

​​​​​​​​​​​​​​A. SESSÕES DE COMUNICAÇÕES

1. Agentes sociais e cultura material  (08/11)

1.1. Carolina Velloza (Mestrado FAPESP – USP): Presença na ausência? Considerações sobre o conceito de maat durante o perído amarniano.

1.2. André Shinity (Graduação e Iniciação Científica – USP): Os casamentos diplomáticos nas cartas de Amarna – a perspectiva faraônica na segunda metade do século XIV a.C.

1.3. Renato Ferreira (Graduação – USP): Presentes entre irmãos: uma abordagem antropológica no presentear no período de Amarna (século XIV a.C.)

1.4. Victória Arroyo (Graduação e Iniciação Científica FAPESP – USP): Os Amuletos Funerários Egípcios do MAE/USP: Análise e interpretação.

2. Interdisciplinariedade e economia (08/11)

2.1. Dr. Fábio Frizzo (UNESA e UCAM): História, Ciências Sociais e Economia nas Pesquisas sobre Egito Antigo.

2.2. Anita Fattori (Mestrado FAPESP – USP): Administração e sociabilidade: A prática do šibšum em Šaduppûm.

2.3. Thomas Stella (Mestre – Unicamp): Fontes para a caracterização da estrutura econômica do antigo Egito durante o Novo Reinado.

3. Espaço e poder (09/11)

3.1. Caroline Neiva (Mestrado CAPES – UFRJ): O poder político de Serápis sob uma perspectiva comparada.

3.2. Leandro Ranieri (Doutorado FAPESP – USP): Cidades movimentadas e corpos em movimento nos relevos dos palácios neo-assírios.

3.3. Rafael Pires (Graduação e Iniciação Científica CNPQ – USP): Expansão e legitimidade durante o reinado de Tutmés III: (1479-1425 a.C.).

3.4. Tamires Machado (Mestrado CAPES – USP): O culto diaspórico de Ísis e a sua recepção nos cultos de mistério.

4. Negociações culturais e hierarquia (10/11)

4.1. Érika Maynart (Mestrado - USP): Cultura mnemônica pelas mãos dos escribas: O caso dos textos do Reino Médio.

4.2. Matheus Treuk (Doutorado FAPESP - USP): Sexualidade e religião na Pérsia Antiga.

4.3. Fabio Vieira (Mestrado CAPES – UFRG): A Elite de Teh-Khet e a Baixa Núbia na Aurora do Reino Novo: Deslocamento, dominações e negociações culturais.

4.4. Priscila Scoville (Mestrado CAPES – UFPR): Textos e pretextos: A hierarquia não dita nas relações Egito-Mitani.

B. CONFERÊNCIAS

1. Conferência de abertura (07/11)- Profª Andrea Zingarelli (Universidad Nacional de la Plata): Cambios sociales en Egipto en los inicios del segundo milênio a.C.: ¿antiguos y nuevos enfoques?al: Prédio de História e Geografia.

2. Conferência (08/11): Profº Antonio Brancaglion Jr. (Museu Nacional – UFRJ): A Coleção Egípcia do Museu Nacional do Rio de Janeiro: Entre o Passado e o Futuro.

3. Conferência (09/11)- Profa. Maria Thereza David João (Uninter): O percurso interdisciplinar da Egiptologia brasileira.

4. Conferência de encerramento (10/11): Profº Marcelo Rede (USP): História do antigo Israel: com ou sem a Bíblia?

C. MINICURSO

1. CURSO “FONTES E ABORDAGENS PARA A HISTÓRIA DO EGITO ANTIGO” – PROFª M. HELENA TRINDADE LOPES Datas: 8, 9, 10 e 11 de novembro, das 19:30 às 21:30. Local: Prédio de História e Geografia (sala a confirmar).

Cronograma da Conferência

• Submissões aceitas: outubro 31, 2016
  • Adiar Acesso Livre até: janeiro 5, 2019

​​​​​​​Apresentações e Autores: Submissões gerais e resumos

PRESENÇA NA AUSÊNCIA? CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE MAAT DURANTE O PERÍDO AMARNIANO.
 Carolina Velloza

OS CASAMENTOS DIPLOMÁTICOS NAS CARTAS DE AMARNA – A PERSPECTIVA FARAÔNICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIV A.C.
André Shinity Kawaminami

PRESENTES ENTRE IRMÃOS: UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA DO PRESENTEAR NO PERÍODO DE AMARNA (SÉCULO XIV A.C.)
Renato de Carvalho Ferreira

OS AMULETOS FUNERÁRIOS EGÍPCIOS DO MAE/USP: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO
Victoria Arroyo

HISTÓRIA, CIÊNCIAS SOCIAIS E ECONOMIA NAS PESQUISAS SOBRE EGITO ANTIGO.
Fábio Frizzo

ADMINISTRAÇÃO E SOCIABILIDADE: A PRÁTICA DO ŠIBŠUM EM ŠADUPPÛM
Anita Fattori

FONTES PARA A CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA ECONÔMICA DO ANTIGO EGITO DURANTE O NOVO REINADO
Thomas Henrique de Toledo Stella

O PODER POLÍTICO DE SERÁPIS SOB UMA PERSPECTIVA COMPARADA
Carolina Oliva Neiva

CIDADES MOVIMENTADAS E CORPOS EM MOVIMENTO NOS RELEVOS DOS PALÁCIOS NEO-ASSÍRIOS
Leandro Ranieri Penna

EXPANSÃO E LEGITIMIDADE DURANTE O REINADO DE TUTMÉS III (1479-1425 a.C.)
Rafael dos Santos Pires

O CULTO DIASPÓRICO DE ÍSIS E A SUA RECEPÇÃO NOS CULTOS DE MISTÉRIO
Tamires Machado

A CULTURA MNEMÔNICA PELAS MÃOS DOS ESCRIBAS