Fontes e Abordagens para a História do Egito Faraônico (2016)

Em 2016, no âmbito do II Colóquio Internacional, foi oferecido um minicurso, em forma de disciplina de pós de curta duração (FLH5441),, sob o título: "Fontes e Abordagens para a História do Egito Faraônico", e ministrado pela Prof.ª Doutora Maria Helena do Nascimento Rego Pereira Trindade Lopes, da Universidade Nova de Lisboa.


Dados Gerais:
Datas/ Cronograma:
Do dia 08/11/2016 ao dia 11/11/2016, terça a sexta.

Horário: 19h00 as 21h30.

Local: Sala de Vídeo da Geografia (FFLCH/USP)
 

Natureza do Curso:

A professora convidada Maria Helena Trindade Lopes ofereceu um curso de pós-graduação intitulado "Fontes e abordagens para a História do Egito Faraônico". O curso aconteceu na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo entre os dias 08 e 11 de novembro. O curso oferecido contou com a participação de cerca de vinte alunos, entre alunos regularmente matriculados, alunos especiais e ouvintes, totalizando 30 horas de atividades: aulas expositivas, leituras extra-sala e composição de trabalho final.

O curso oferecido teve como objetivo gerar uma reflexão ampla sobre a história do Antigo Egito faraônico a partir de suas fontes originais e das possíveis abordagens que elas podem proporcionar ao pesquisador do período. Por meio de diversos enfoques e considerações sobre o cotidiano egípcio, foram trabalhados os registros que constituem a narrativa histórica do Egito Faraônico, período que compreende cerca de três milênios da história dessa civilização. Além disso, o curso buscou discutir as novas abordagens sobre a mesma civilização no pós século XX, valorizando a necessidade das abordagens interdisciplinares para a compreensão mais ampla do objeto de estudo, dando o devido destaque para as contribuições da arqueologia.

Entendendo o Egito como uma das regiões de amplo contato entre o Oriente e o Mediterrâneo antigos, o curso pretendeu desmistificar a ideia de que a civilização egípcia se manteve isolada e eternamente "protegida" do contato com outros povos graças às suas fronteiras naturais. Para tanto, o curso buscou colocar o aluno em contato com bibliografias recentes e estimular o exercício de reflexão sobre as fontes, bases construtoras das narrativas acerca das relações sociais, culturais e vida quotidiana do período faraônico.

A avaliação proposta pela professora após o encerramento do curso foi a produção de uma resenha crítica sobre um texto historiográfico ou a produção de uma análise documental baseada na bibliografia disponibilizada pela própria professora e relacionada aos assuntos pertinente ao curso.

Bibliografia

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