Membros do LAOP


COORDENAÇÃO/DIREÇÃO

Prof. Dr. Carlos Gonçalves

Bacharel em Matemática Pura (USP - 1990), Licenciado em Matemática (USP - 1997), Doutor em Educação Matemática (Unesp - 1997) e Professor Associado (Livre-Docência) em História da Ciência (USP - 2012). Sua produção bibliográfica é na área de História, com trabalhos publicados especialmente sobre os saberes na Antiguidade mesopotâmica. Filiado às sociedades: International Association for Assyriology, Associação Nacional de História, Sociedade Brasileira de História da Ciência e Sociedade Brasileira de História da Matemática. Foi Research Fellow (Universidade de Exeter, 2003-2005. Pós-doutorado no Institut für Orientalistik (Universidade de Viena - 2009). Visita realizada ao laboratório SPHERE (Université Paris-Diderot e CNRS - 2012). Contemplado com bolsa de pesquisador estrangeiro pela Prefeitura de Paris (2013). Bolsista do programa de residência do Institut d'études avancées de Paris (2016-2017). Coordenador do LAOP e Pesquisador associado estrangeiro do Laboratório SPHERE (Sciences, Philosophie, Histoire; CNRS e Paris 7).

Prof. Dr. Marcelo Rede

Professor de História Antiga (FFLCH-USP). Graduado em História (FFLCH-USP - 1988), Mestre em História (UFF - 1994), Diploma de Estudos Aprofundados (2000) e Doutor em História Antiga (Assiriologia) (Université de Paris 1 - Panthéon-Sorbonne - 2004). Estágio em epigrafia cuneiforme realizdo no Museu do Louvre (1999-2002), publicando os documentos inéditos do sítio de Tell Senkereh (Larsa). Fez estudos de sumério, acadiano e arqueologia oriental na École du Louvre e na École Pratique des Hautes Études (Paris). Foi professor da Universidade Federal Fluminense (1992-2008). Membro Estrangeiro do Laboratório HAROC do CNRS francês (Histoire et Archéologie de l'Orient Cunéiforme) e atual coordenador do LAOP. Experiência, área e temas de pesquisa: História Antiga; Assiriologia; Economias Antigas; Cultura Material; Iconografia.

PESQUISADORES

Dr.ª Andréa Vilela
Doutora em Línguas, História e Civilizações dos Mundos Antigos pela Université Lumière Lyon 2 (2021) especializada em Assiriologia, com graduação em História da Université Jean-Moulin Lyon 3 (2009), Mestrado em História, História da Arte e Arqueologia  da Université Lumière Lyon 2 (2011) e Certificado Superior em Língua Acadiana da ELCOA – Institut Catholique de Paris (2013). Pesquisadora associada do laboratório UMR 5133 – Archéorient e pós-doutoranda no DH-FFLCH-USP sob supervisão do Prof. Dr. Marcelo Rede. Título da pesquisa : “Entre proximidade e distância: as interações entre as populações humanas e a fauna na antiga Mesopotâmia”. Bolsista FAPESP (n° de processo: 2022/01388-1).

Dr. Leandro Penna Ranieri

É doutor em Ciências, programa História Social, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Possui Bacharelado em Ciências da Atividade Física pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e Mestrado em Ciências, área de concentração Estudos do Esporte, pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. Atualmente, é pesquisador (nível pós-doutorado) junto à FFLCH-USP e ao Laboratório do Antigo Oriente Próximo (LAOP-USP). Fez estágio de pesquisa na Sapienza Università di Roma (2016-2017) e foi Visiting Scholar na University of Cambridge (2020). Temas de interesse: História Antiga, História da Mesopotâmia, História e historiografia da Assíria, História e cultura material e visual, História do corpo, dos gestos e dos sentidos corporais na Antiguidade. Bolsa de Doutorado FAPESP (n.º do processo: 2014/22125-2); Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) FAPESP (n.º do processo: 2016/02241-2); Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP (n.º do processo: 2018/13540-7); Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) FAPESP (n.º do processo: 2019/16055-5).

Dr. Matheus Treuk

Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com menção honrosa concedida pelo programa de História Social da USP (Prêmio História Social 2017-2018). Realizou estágio doutoral na École Française de Rome. Bacharel e licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atualmente, realiza pós-doutorado em História do Antigo Oriente Próximo e da Grécia junto ao Departamento de História, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É membro do Laboratório do Antigo Oriente Próximo da USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, e na área de Direito, com ênfase em direito empresarial e mercado de capitais. Bolsa de Doutorado FAPESP (Processo n.° 2016/14318-0) e CAPES, na modalidade de PDSE (Processo n.° 88881.135183/2016-01).
 

Dr.ª Thais Rocha da Silva

Doutora em Egiptologia pela Universidade de Oxford (2020). Bacharel e Licenciada em História pela USP (2001), Mestra em Estudos Judaicos e Árabes pelo Departamento de Estudos Judaicos e Árabes da USP (2013). Research Fellow, Harris and Manchester College, Universidade de Oxford e Pós-doutoranda no DH-FFLCH-USP, supervisor: Prof. Dr. Marcelo Rede.

MEMBROS ASSOCIADOS

Ms. Carolina Velloza Ferreira
Bacharela e licenciada em História (FFLCH-USP), Mestre em Ciências, área História Social (FFLCH-USP), orientador Prof. Dr. Marcelo Rede. Título da pesquisa: "A imagem, o faraó e o deus na época de Amarna: continuidades e rupturas. (Egito século XIV a.C.)". Bolsa FAPESP (n.º do processo: 2015/09403-6).

DOUTORANDOS E MESTRANDOS

Ms. Anita Fattori

Bacharel e Licenciada em História (PUC-Campinas - 2013). Mestra em Filosofia, área Estudos Culturais (EACH-USP), orientador: Prof. Dr. Carlos Gonçalves. Doutorado em regime de duplo diploma em andamento no PPGHS-FFLCH-USP / Université Paris 1- Panthéon Sorbonne, orientadores: Prof. Dr. Marcelo Rede e Profa. Dra. Cécile Michel. Título da pesquisa: "Mulheres e redes comerciais na Assíria dos séculos XX e XIX AEC"/ "Tissage de la trame sociale : femmes et réseaux commerciaux dans l’ancienne Mésopotamie". Bolsista Fapesp (n.º do processo: 2019/12945-6).

Ms. Maria Carolina Gonçalves Rodrigues

Mestre em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (FFLCH) sob a orientação do Professor Doutor Marcelo Rede com a pesquisa "Negociando identidades: a expansão egípcia e a Núbia sob a XVIII Dinastia (1550-1425 a.C.) (FAPESP 2019/1541-0). Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Faz parte do grupo de pesquisa  LAOP - Laboratório do Antigo Oriente Próximo, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga. Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ms. Rafael dos Santos Pires

Possui Bacharelado e Licenciatura  em História pela Universidade de São Paulo. Mestre pelo programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo com Bolsa FAPESP. Possui interesse pela área de História Antiga, dedicando-se principalmente ao estudo de Egito durante o Reino Novo. Membro do Laboratório do Antigo Oriente Próximo (LAOP). Bolsa Fapesp (n.º do processo: 2018/03682-9).

André Shinity Kawaminami

Bacharel e Licenciado em História (FFLCH-USP). Mestrando em História Social (FFLCH-USP), orientado por Prof. Dr. Marcelo Rede e Dra. Thais Rocha da Silva. Título da pesquisa: "Entre a Realeza e o Culto: As Esposas Divinas de Amon (séculos XII-VI a.C.)". Bolsista FAPESP (n.º do processo: 2020/03090-4).

Santiago Colombo Reghin

Mestrando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), sob a orientação do Professor Doutor Marcelo Rede e do Professor Doutor Fábio Augusto Morales. Título da pesquisa: "A Babilônia e a formação dos selêucidas: impactos da integração imperial na elite local e na cultura escribal (Sécs. IV-III a.C.)". Bolsista FAPESP (n.º 2020/04735-9). Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE, FAPESP n.º 2021/09825-9) no Laboratório ArScAn (URM 7041, Paris X, Paris I, CNRS).

Giovanni Pando Bueno

Bacharel e Licenciado em História (FFLCH-USP). Mestrando em História Social (FFLCH-USP), orientado por Prof. Dr. Marcelo Rede. Título da pesquisa: “Visualidade e Memória: Disputas políticas e construção do passado na Roma dos tempos de César e Augusto (I a.C. - I d.C.)”. Bolsista FAPESP (n.º do processo: 2020/03091-0).

Renato de Carvalho Ferreira

Graduado em História (FFLCH-USP), mestrado em andamento no PPGHS-USP, orientador: Prof. Dr. Marcelo Rede.