O Mundo Assírio em Contexto

Em 2017, no âmbito do II Colóquio Internacional, o professor Davide Nadali, da Sapienza Università di Roma, ministrou a disciplina de pós-graduação FLH5472 - "O Mundo Assírio em Contexto: da Cidade à Paisagem, da Paisagem ao Palácio".

Dados Gerais:
Dias: 11, 12 e 13 de setembro (segunda, terça e quarta-feira)
Local: Sala 16, DH, FFLCH/USP.

Objetivo:
O curso pretende uma introdução à Antiga Assíria do primeiro milênio A.E.C., mais precisamente do Período Neo-Assírio (séculos IX a VII A.E.C.).

Programa:
As aulas serão divididas para cobrir os seguintes aspectos:

1) a produção do espaço em contextos urbanos na Assíria e a transformação e adaptação da paisagem circunstante;
2) os projetos construtivos dos reis assírios: o palácio como sede da realeza;
3) arquitetura e arte visual: contexto, significado e audiência.

O curso apresentará novas teorias e modelos de interpretação da civilização assíria, tentando desestabilizar visões anteriores da arquitetura e arte assírias como instrumentos ideológicos impostos pela realeza. Portanto, termos como “ideologia” e “propaganda” serão debatidos e recontextualizados dentro de novas formas de organização e prática do poder real.

Referências/Bibliografia principal:
(Leituras adicionais serão disponibilizadas durante o curso)

LIVERANI, M. Immaginare Babele. Due secoli di studi sulla città orientale antica. Roma; Bari: Laterza, 2013.
NADALI, D. An urban perspective of Nineveh. Mesopotamia, v. 50, p. 157-176, 2015.
RADNER, K. Ancient Assyria. A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2015.
READE, J. E. The Evolution of Assyrian Imperial Architecture: Political Implications and Uncertainties, Mesopotamia, v. 46, p. 109-125, 2011.