Ciclo de Palestras LAOP/UFMG de 2025
Temática: Mulheres e redes comerciais na antiga Mesopotâmia
Conferencista: Anita Fattori.
Quando? 07/05/2025, às 18h (horário de Brasília)
Onde? Na Plataforma Google Meet com inscrições em: Formulário de Inscrição
A palestra será ministrada em inglês. As inscrições podem ser feitas até 6 de Maio. Haverá emissão de certificado.
Resumo da fala: Esta comunicação tem como objetivo principal compreender a participação das mulheres assírias nas redes de comércio interregional estabelecidas entre a Mesopotâmia (Assur) e a Anatólia (Kanesh) durante o chamado período paleoassírio, no início do II milênio aEC. Discutiremos, especificamente, a produção e comercialização das peças de tecido por essas mulheres. Elas participavam do processo da aquisição da matéria prima, passando pela organização e gestão do trabalho, até a destinação do produto final para venda. Essa tarefa demandava tempo e exigia, sobretudo, uma expertise em múltiplas técnicas e saberes.
Sobre a palestrante: Pesquisadora pós-doutoral do Departamento de História (FFLCH-USP, bolsista CAPES), membro do LAOP-USP e da Equipe HASAÉ (Laboratório ArScAn - UMR 7041).
Palestra realizada pelo LAOP-UFMG e o Núcleo de Egiptologia Brasileira
Primeira Palestra do Palestra do Ciclo de Palestras de 2025
Temática: "A Bíblia hebraica como documento: desafios e possibilidades"
Conferencista: Marcelo Rede.
Quando? 30/04/2025, às 18h (horário de Brasília)
Onde? Na Plataforma Google Meet com inscrições em: Formulário de Inscrição
A palestra será ministrada em inglês. As inscrições podem ser feitas até 1 de Maio. Haverá emissão de certificado.
Resumo da fala: O uso historiográfico da Bíblia Hebraica exige uma operação ao mesmo tempo banal e complexa. Banal porque não é diferente daquela que transforma qualquer outro artefato textual em fonte para o historiador. Complexa porque a trajetória cultural dos escritos bíblicos alterou profundamente sua natureza conferindo-lhes autoridade religiosa e estatuto de verdade factual. Nesta palestra, procuraremos avaliar as condições, as possibilidades e os limites da "documentalização" da Bíblia Hebraica
Sobre o palestrante: Doutor pela Universidade de Paris-1 - Panthéon-Sorbonne. Professor de História Antiga da USP; Coordenador do LAOP e Bolsista de Produtividade do CNPq.
Palestra realizada pelo LAOP-UFMG e o Núcleo de Egiptologia Brasileira