II COLÓQUIO INTERNACIONAL DO ANTIGO EGITO E ORIENTE PRÓXIMO (2017)

Banner do evento: 2017 II COLÓQUIO INTERNACIONAL DO ANTIGO EGITO E ORIENTE PRÓXIMO

Visão Geral

O Laboratório do Antigo Oriente Próximo (LAOP) da Universidade de São Paulo (USP) anuncia que estão abertas as inscrições para comunicações no II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo, a ser realizado entre os dias 12 e 15 de setembro de 2017, na Universidade de São Paulo. O envio de resumos será realizado por este site de conferências, sendo preciso realizar um cadastro.

Com este evento, temos como objetivos: 1) congregar, em um espaço privilegiado, debates atuais e axiais nos estudos relativos às temáticas do Antigo Oriente Próximo (AOP), inserindo e ambientando os estudantes brasileiros nos reconhecidos debates internacionais; 2) compor um espaço favorável de trocas entre jovens pesquisadores e destes com professores pesquisadores  brasileiros e estrangeiros; e 3) estimular os participantes desse processo, dando continuidade às suas pesquisas, a avançar como pesquisadores e adensar as construções e iniciativas, com as quais contamos para pesquisar, aprender e ensinar temáticas relativas à antiguidade próximo-oriental no Brasil.

O evento comportará as seguintes atividades: conferências de professores nacionais e estrangeiros, sessões de comunicações para apresentação e discussão de pesquisas de estudantes e pesquisadores, ciclo de reuniões de pesquisa com os professores estrangeiros e um curso de pós-graduação a ser ministrado por professores estrangeiros. Após a realização do evento, haverá publicação de anais do evento, com a divulgação virtual de resumos e artigos apresentados.


Informações Gerais 

1. Sobre a chamada para a submissão de resumos que comporão as Sessões de Comunicações Orais do II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo

1.1 Das datas

1.1 - Está aberta a chamada de resumos de trabalhos de graduandos, pós-graduandos e pós-graduados interessados em fazer comunicações diretamente ligadas a temática do II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo.

As inscrições podem ser realizadas até  dia 15 de agosto de 2017. A lista resultante da escolha dos participantes será divulgada até 24 de agosto de 2017 neste site.

Em até quatro meses após o evento, será lançado no sistema de Conferências FFLCH-USP o Caderno de Resumos, com todos os resumos aprovados e apresentados nas Sessões de Comunicações Orais do evento.

A previsão de encerramento de inscrições para as Sessões de Comunicações é dia 15 de agosto de 2017. A lista resultante da escolha dos participantes será divulgada até 24 de agosto de 2017 neste site.

Em até quatro meses após o evento, será lançado no sistema de Conferências FFLCH-USP o Caderno de Resumos, com todos os resumos aprovados e apresentados nas Sessões de Comunicações Orais do evento.

 

1.2 Dos objetivos

Os objetivos deste II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo são: 1) congregar, num espaço privilegiado, debates atuais e axiais nos estudos relativos às temáticas do Antigo Oriente Próximo (AOP), inserindo e ambientando os estudantes brasileiros nos reconhecidos debates internacionais; 2) compor um espaço favorável de trocas entre jovens pesquisadores e destes com professores pesquisadores estrangeiros; e 3) estimular os participantes desse processo, em dando continuidade às suas pesquisas, a avançar como pesquisadores e adensar as construções e iniciativas, com as quais contamos para pesquisar, aprender e ensinar temáticas relativas à antiguidade próximo-oriental no Brasil.

 

1.3 Da proposta

É esperado dos inscritos nas Sessões de Comunicações Orais que sigam a proposta do evento, privilegiando temáticas de estudos que se refiram a pesquisas interdisciplinares sobre Antigo Oriente Próximo, no tocante aos saberes, contatos e fontes, eixos propostos para o evento. Em segundo lugar, que promovam trocas frutíferas ao favorecer o encontro e a discussão dos trabalhos cuja metodologia, tomada aqui como as ações, entendimentos e formatos pelos quais são analisadas a) as fontes, b) a cronologia ou c) os processos históricos, sejam de utilidade para fomentar debates que possam ultrapassar suas temáticas estritas, impulsionando entendimentos mais abrangentes e favorecendo permutas e discussões benéficas entre pesquisadores de estudos notadamente próximos.

 

2. Critérios de seleção dos trabalhos a serem apresentados

Cinco critérios servem à avaliação e seleção dos resumos e estão abaixo discriminados em ordem de importância. Todos os resumos serão julgados pela Comissão Científica e Julgadora.

a) Pertinência do trabalho em relação à proposta do evento;

b) Relevância da comunicação, atendendo ao perfil de pesquisa em andamento ou já concluída;

c) Fundamentação teórica atualizada;

d) Rigor argumentativo;

e) Clareza e redação correta do resumo.

A Comissão Científica e Julgadora é composta por professor(es) da instituição que abriga o evento e doutores e doutorandos convidados pela Comissão Organizadora e de Trabalho. Todos os avaliadores possuem competência no campo de pesquisa no qual a temática do evento insere-se.

 

3. Da comissão científica e julgadora

A Comissão Científica e Julgadora é composta:

a) pelos coordenadores do LAOP:

Prof. Dr. Carlos Henrique Gonçalves (EACH-USP)

É professor livre-docente em História da Ciência da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Coordenador do LAOP-USP e membro do Laboratório SPHERE (Sciences, Philosophie, Historie – CNRS e Paris 7). Sua produção bibliográfica é na área de história, com ênfase nos saberes na antiguidade mesopotâmica.

Prof. Dr. Marcelo Rede (FFLCH - USP)

É professor de História Antiga da FFLCH-USP. É assiriólogo, coordenador do LAOP-USP, membro estrangeiro do Laboratório ArScAn (Archéologie et Sciences de l’Antiquité – do CNRS, Paris I, Paris X).

b) por membros do LAOP:

Ms. Leandro Penna Ranieri: Bacharel em Ciências da Atividade Física (EACH-USP - 2009) e Mestre em Ciências, área Estudos do Esporte (EEFE-USP - 2011). Doutorado em andamento em Ciências, área História Social (FFLCH-USP), orientador: Prof. Dr. Marcelo Rede. Bolsista Fapesp (n.º do processo: 2014/22125-2). Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE-FAPESP, n.º do processo: 2016/02441-2): Facoltà di Lettere e Filosofia, Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (09/2016-01/2017), supervisor: Prof. Davide Nadali (Ph.D.).

Matheus Treuk Medeiros de Araújo: Bacharel e Licenciado em História (FFLCH-USP - 2012). Bacharelado em andamento em Direito (FD-USP). Doutorado direto em andamento em Ciências, área História Social (FFLCH-USP), orientador: Prof. Dr. Marcelo Rede. Bolsista Fapesp (n.º do processo: 2016/14318-0).

c) por um dos professores convidados nacionais.

d) por um dos professores convidados estrangeiros.

 

4. Das normas para submissão de resumos para comunicações orais

Cada participante deverá enviar duas versões de seu resumo: uma em língua portuguesa e outra em língua inglesa, ambas devidamente revisadas.

Para serem avaliados, ambos os resumos deverão ser enviados até o prazo limite estipulado e deverão atender os critérios de avaliação e as normas de formatação determinadas por este edital.

Os resumos deverão ser enviados em forma de anexo juntamente com o Formulário Online de inscrição no evento (WebForm), atendendo as seguintes especificações:

Formato do arquivo do resumo: Deverá ser enviado o arquivo com o resumo em .doc. Pede-se para nomear o arquivo com o último sobrenome do participante.

Formatação exigida:

Já está disponível um modelo de arquivo do resumo em .doc para ser seguido pelos participantes. Os resumos que não atenderem as normas não serão avaliados. Detalhamos abaixo as especificações de formatação.

Fonte:

Título: Times New Roman, tamanho 14, negrito, em letras maiúsculas;

Nome dos autores, Filiação e Corpo do resumo: Times New Roman, tamanho 12, normal.

Alinhamento: Título, Nome dos autores, Filiação e Agência Financiadora (se houver): centralizado;

Corpo do resumo: parágrafo único, justificado;

Espaçamento entre linhas: 1,0 (simples);

Espaçamento entre parágrafos: Não há;

Margens: Direita e Superior: 3,0; Esquerda e inferior: 2,0;

Limites de palavras para o resumo: mínimo 350, máximo 500;

Abaixo do Título, deve conter o nome do(a)(s) autor(a)(es)(as); abaixo desses, deve ser indicado o nome da instituição que estão afiliados, seguido do nível de formação que se encontra (p. ex.: Universidade de São Paulo; Graduação) e seguido das informações da Agência Financiadora (se houver); abaixo, um endereço de e-mail.

Organização do resumo: Os resumos devem atender os critérios de avaliação indicados neste edital. Além disso, devem conter, de acordo com o estilo e argumentação dos autores: Breve introdução sobre o tema, problemática e eventuais hipóteses da pesquisa; Objetivos e métodos/metodologia, incluindo indicação das fontes ou dados analisados; Resultados encontrados, seguidos de breve discussão dos mesmos; e Considerações, finais ou parciais. Se em alguma parte do resumo for feita menção a autores, utilizar a seguinte forma: no meio da frase: Primeiros nomes e sobrenomes intermediários abreviados e último sobrenome completo, seguido do ano da publicação entre parênteses (p. ex.: J. P. Silva (2016)); no fim da frase: entre parênteses, último sobrenome completo em maiúsculas, seguido de vírgula e dos primeiros nomes e sobrenomes intermediários abreviados, seguindo de vírgula e ano da publicação (p. ex.: (SILVA, J. P., 2016)).

Palavras-chave: Abaixo do resumo deve haver a indicação de três a cinco palavras-chave, de escolha dos autores, que contribuam para a identificação do resumo.

 

5. Valor de inscrição para submissão de resumos

Para os participantes que desejam inscrever resumos para as Sessões de Comunicações Orais, haverá um valor a ser depositado quando da realização da inscrição, já incluindo o valor de inscrição regular como participante ouvinte.

 

Valores

Participantes ouvintes: R$20,00 (vinte reais) - Inscrições mediante envio do recibo, dados de identificação (nome completo, RG e endereço de email) para laopusp@gmail.com .

Participantes com apresentação em Sessões de Comunicações Orais: R$30,00 (trinta reais) - Inscrições neste site.

​​​​​​​


Programa

​​​​​​​Programa  II Colóquio LAOP

​​​​​​​Segunda- feira – 11 de setembro de 2017

9h00 às 12h30 – curso: “O Mundo Assírio em Contexto: da Cidade à Paisagem, da Paisagem ao Palácio.” – Prof. Dr. Davide Nadali (Sapienza – Università di Roma).*

*O curso será ministrado em língua inglesa.

 

Terça- feira – 12 de setembro de 2017

Manhã

9h00 às 12h30 – curso: “O Mundo Assírio em Contexto: da Cidade à Paisagem, da Paisagem ao Palácio.” – Prof. Dr. Davide Nadali (Sapienza – Università di Roma).

 

Tarde

14h30 – 15h30 Conferência de Abertura: Tell Zurghul/Nigin e as descobertas do antigo assentamento sumério no Estado de Lagaš. Resultados a partir das explorações italianas no Iraque em 2015 e 2016 - Prof. Dr. Davide Nadali (Sapienza – Università di Roma).**

15h30 às 16h00 – Debate

16h00 às 16h30 – Coffee Break

16h30 às 17h30 – Conferência: A materialidade do culto de Dioniso em Nisa-Citópolis – Prof. Dr. Vagner Carvalheiro Porto (MAE-USP)

17h30 às 18h00 – Debate

**A Conferência será apresentada em língua inglesa.

 

Quarta- feira – 13 de setembro de 2017

Manhã

9h00 às 12h30 – curso: “O Mundo Assírio em Contexto: da Cidade à Paisagem, da Paisagem ao Palácio.” Prof. Dr. Davide Nadali (Sapienza – Università di Roma)

 

​​​​​​​Tarde

14h30 – 15h30 Conferência: As relações entre a Fenícia e o Egito: uma visão a partir de fontes textuais e materiais – Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos (MAE-USP)

15h30 às 16h00 – Debate

16h00 às 16h30 – Coffee Break

16h30 às 18h00 – Sessão de Comunicações 1 –  Religião e Poder na Mesopotâmia e Levante: Antiguidade e Recepção

18h00 às 18h30 – Debate

 

Quinta- feira – 14 de setembro de 2017

Manhã

9h30 às 11h00 – Sessão de Comunicações 2 –  Iconografia e Fontes Escritas no Egito e Mesopotâmia

11h00 às 11h30 - Debate

 

Tarde

14h30 – 15h30 Conferência: Trajetórias Pessoais e Laços de Comunidade em um Arquivo Paleobabilônico da Região do Diyala – Prof. Dr. Carlos Gonçalves (EACH-USP; LAOP-USP; IEA-Paris)

15h30 às 16h00 – Debate

16h00 às 16h30 – Coffee Break

16h30 às 18h00 – Sessão de Comunicações 3 –  Fontes, Saberes e Práticas

18h00 às 18h30 – Debate

 

Sexta- feira – 15 de setembro de 2017

Tarde

14h30 – 16h00 – Sessão de Comunicações 4 – Antigo Oriente Próximo: Produção, Poder e Recepção

16h00 às 16h30 – Debate

16h30 às 17h00 – Coffee Break

17h00 às 18h30 – Sessão de Comunicações 5 –  Antigo Egito: Debates e Abordagens

18h30 às 19h00 – Debate

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES

Mesa 1  - Religião e Poder na Mesopotâmia e Levante: Antiguidade e Recepção

Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos & Janaina de Fátima Zdebskyi (Doutorando - UFSC -Capes; Mestranda - UFSC -CNPQ): “A Rainha dos céus entre Hebreus e Cristãos: da Deusa Mãe à Maria.”

Janaina de Fátima Zdebskyi (Mestranda - UFSC -CNPQ): “O Universo e o Humano: Micro e Macrocosmos na Mitologia Mesopotâmica.”

Amanda Muniz de Oliveira e Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos (Doutoranda - UFSC –Capes; Doutorando - UFSC -Capes): “Deus é Masculino?”:a Lei Maria da Penha presentificando ameaças antigas à soberania de Yahweh.”

Alfredo Bronzato da Costa Cruz e Diogo Alves da Conceição Santana (Doutorando - UERJ-Capes/FAPERJ; Graduando UERJ): “Os Yezidis Sob o Domínio Islâmico: Reinvenções de uma Tradição.”

 

Mesa 2 – Iconografia e Fontes Escritas no Egito e Mesopotâmia

Leandro Penna Ranieri (Doutorando - USP -FAPESP): “Nas partes, o todo: aspectos corporais nos relevos e textos assírios.”

Carolina Velloza Ferreira (Mestranda - USP -FAPESP): “Imagem e agência: a importância da análise iconográfica no Período Amarniano.”

Simone Aparecida Dupla (Doutoranda - UEM): “Imaginário e Devoção no Culto à Deusa Mesopotâmica Inanna/Ishtar (2112-1600  A.C.).”

Rafael dos Santos Pires (Graduado - USP): “A sétima pilastra do templo Karnak como fonte sobre Relações Sociais.”

 

MESA 3  - Fontes, Saberes e Práticas

Thomas Henrique de Toledo Stella (Mestre - Unicamp): “A articulação das dimensões externa, macro e micro da economia do Império Egípcio no período raméssida.”

Victor Braga Gurgel (Graduando - UFPB): “O Sagrado no Egito Faraônico: Religião Pessoal e Atos Mágico-Religisos (1567-1085 a.C.)”

André Shinity Kawaminami (Graduando e IC - USP -FAPESP): “O destino das princesas estrangeiras nas cartas de Amarna.”

Hariadne da Penha Soares (Doutoranda - UFES -Capes): “O mago como Theios Aner: Advinhação e artefatos apotropaicos para usos dos favores das divindades, no contexto urbano do Egito tardio-antigo (séc. III-V d.C.) .”

 

MESA 4 - Antigo Oriente Próximo: Produção, Poder e Recepção

Matheus Treuk Medeiros de Araújo (Doutorando - USP -FAPESP): “O “Colapso Econômico” do Império Aquemênida.”

Anita Fattori (Mestranda - USP -FAPESP)- “A cerveja dele ninguém pedirá’: Um breve reflexão sobre a produção de cerveja na Mesopotâmia

Gustavo Henrique Urbano de Mello (Mestrando MAE-USP): “Konstantinópolis - “A Nova Roma”: Arqueologia das Relações de Poder na Construção da Paisagem Imperial no Oriente do Século IV.”

Viviane Venancio Moreira (Doutoranda - USP): “Orientalismo Alemão Oitocentista: o Império Otomano segundo Leopold von Ranke.”

 

Mesa 5 – Antigo Egito: Debates e Abordagens

Tamires Machado (Mestranda - USP -Capes): “Sobre as Pontes entre a Egiptologia e os Linguistas”

Maria Carolina Rodrigues (Graduanda - PUCSP): “Egito e Kush: Uma Construção Historiográfica.”

Renato De Carvalho Ferreira (Graduando - USP): “Presentes entre Irmãos – Uma Abordagem Antropológica (Período de Amarna, Século XIV A.C.).”

Victoria Arroyo (Graduanda e IC - USP -FAPESP): “Amuletos Funerários para quê? Entendendo seus usos e significados no Egito Antigo”.

 

Minicurso

Curso de pós-graduação e minicurso do evento: O MUNDO ASSÍRIO EM CONTEXTO: DA CIDADE À PAISAGEM, DA PAISAGEM AO PALÁCIO”

Ministrante: Prof. Dr. Davide Nadali (Sapienza Università di Roma)

Período: 11, 12 e 13 de setembro

Horário: 09h00 às 12h30

Local: Prédio de História e Geografia (sala a 16)

Sobre as inscrições: Os alunos de Pós-graduação e Iniciação Científica da Universidade de São Paulo devem encaminhar um e-mail para laopusp@gmail.com com os seus nomes completos e número USP até o dia 05/09. Os alunos de pós-graduação de outras Universidades devem preencher uma ficha que pode ser solicitada no e-mail laopusp@gmail.com até 05/09.

 


Cronograma da Conferência​​​​​​​

​​​​​​​
Conferência

  • Primeiro dia da Conferência: setembro 15, 2017
  • Último dia da Conferência: setembro 17, 2017

Página Web

  • Lançar/Tornar Pública (como conferência atual): agosto 1, 2017
  • Arquivar: setembro 14, 2018

Submissões

  • Inscrição de autores aberta: agosto 1, 2017
  • Inscrição de autores encerrada: setembro 14, 2017
  • Chamada para submissões publicada: agosto 1, 2017
  • Submissões abertas: agosto 1, 2017
  • Submissões encerradas: setembro 14, 2017

Avaliações

  • Inscrição de Avaliadores aberta: setembro 10, 2017
  • Inscrição de Avaliadores encerrada: setembro 14, 2017

Publicação na Portal

  • Resumos Aceitos: setembro 14, 2017

 


Apresentações e Autores: Submissões gerais


“DEUS É MASCULINO?”: A LEI MARIA DA PENHA PRESENTIFICANDO AMEAÇAS ANTIGAS À SOBERANIA DE YAHWEH - "IS GOD A MAN?": THE MARIA DA PENHA LAW PRESENTIFYING ANCIENT THREATS TO THE SOVEREIGNTY OF YAHWEH

Amanda Muniz Oliveira, Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos    


SOBRE AS PONTES ENTRE A EGIPTOLOGIA E OS LINGUISTAS - ABOUT THE BRIDGES BETWEEN EGYPTOLOGY AND THE LINGUISTS    
Tamires Machado  

 
KONSTANTINOUPOLIS - “A NOVA ROMA”: ARQUEOLOGIA DAS RELAÇÕES DE PODER NA CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM IMPERIAL NO ORIENTE DO SÉCULO IV - KONTANTINOUPOLIS – “A NEW ROME”: ARCHAEOLOGY OF RELATIONS OF POWER IN THE RAISING OF IMPERIAL LANDSCAPE IN EAST (4th CENTURY)    
Gustavo Henrique Urbano de Mello, Vagner Carvalheiro Porto  

 
OS IEZIDIS SOB O DOMÍNIO ISLÂMICO: REINVENÇÕES DE UMA TRADIÇÃO -THE IEZIDIS UNDER THE ISLAMIC DOMINATION: REINVENTINGS OF A TRADITION    
Alfredo Bronzato da Costa Cruz, Diogo Alves da Conceição Santana  

 
A SÉTIMA PILASTRA DO TEMPLO KARNAK COMO FONTE SOBRE RELAÇÕES SOCIAIS - THE SEVENTH PYLON OF KARNAK TEMPLE AS SOURCE ABOUT SOCIAL RELATIONS    
Rafael dos Santos Pires    


PRESENTES ENTRE IRMÃOS – UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA (PERÍODO DE AMARNA, SÉCULO XIV A.C.) - GIFTS AMONG BROTHERS – AN ANTHROPOLOGICAL APPROACH (AMARNA PERIOD, 14th CENTURY B.C.)    
Renato de Carvalho Ferreira  

 
O DESTINO DAS PRINCESAS ESTRANGEIRAS NAS CARTAS DE AMARNA – O HARÉM FARAÔNICO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIV A.C. - THE FOREIGN PRINCESSES’ DESTINY IN THE AMARNA LETTERS – THE PHARAONIC HAREM IN THE SECOND HALF OF 14th CENTURY B.C.    
André Shinity Kawaminami  

 
O “COLAPSO ECONÔMICO” DO IMPÉRIO AQUEMÊNIDA - THE ACHAEMENID EMPIRE’S “ECONOMIC COLLAPSE”    
Matheus Treuk Medeiros de Araujo    


EGITO E CUCHE: UMA CONSTRUÇÃO HISTORIOGRÁFICA - EGYPT AND KUSH: A HISTORIOGRAPHICAL CONSTRUCTION    
Maria Carolina G. Rodrigues  

 
IMAGINÁRIO E DEVOÇÃO NO CULTO À DEUSA MESOPOTÂMICA INANNA/ISHTAR (2112-1600 a.C.). - IMAGINARY AND DEVOTION IN THE CULT TO THE INANNA / ISHTAR MESOPOTAMIC GODDESS (2112-1600 BC).    
Simone Aparecida Dupla    


A RAINHA DOS CÉUS ENTRE HEBREUS E CRISTÃOS: DA DEUSA MÃE À MARIA - THE QUEEN OF THE SKIES BETWEEN HEBREWS AND CHRISTIANS: FROM THE MOTHER GODESS TO MARY    
Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos, Janaina de Fátima Zdebskyi    


IMAGEM E AGÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE ICONOGRÁFICA NO PERÍODO AMARNIANO - IMAGE AND AGENCY: THE IMPORTANCE OF ICONOGRAPHIC ANALYSIS IN THE AMARNA PERIOD    
Carolina Velloza Ferreira 

   
A ARTICULAÇÃO DAS DIMENSÕES EXTERNA, MACRO E MICRO DA ECONOMIA DO IMPÉRIO EGÍPCIO NO PERÍODO RAMÉSSIDA - THE ARTICULATION OF THE EXTERNAL, MACRO AND MICRO DIMENSIONS OF EGYPTIAN EMPIRE’S ECONOMY IN THE RAMESSID PERIOD    
Thomas Henrique de Toledo Stella    


O UNIVERSO E O HUMANO: MICRO E MACROCOSMOS NA MITOLOGIA MESOPOTÂMICA - THE UNIVERSE AND THE HUMAN: MICRO AND MACROCOSMOS IN MESOPOTAMIC MYTHOLOGY    
Janaina de Fatima Zdebskyi    


NAS PARTES, O TODO: ASPECTOS CORPORAIS NOS RELEVOS E TEXTOS ASSÍRIOS - IN THE PARTS, THE WHOLE: CORPORAL ASPECTS IN ASSYRIAN WALL RELIEFS AND TEXTS    
Leandro Penna Ranieri    


O SAGRADO NO EGITO FARAÔNICO: RELIGIÃO PESSOAL E ATOS MÁGICO-RELIGIOSOS (1567-1085 a.C.) - THE SACRED IN PHARAONIC EGYPT: PERSONAL RELIGION AND MAGICAL-RELIGIOUS ACTS (1567-1085 B.C.)    
Priscilla Gontijo Leite, Victor Braga Gurgel

    
“A CERVEJA DELE NINGUÉM PEDIRÁ”: UM BREVE REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE CERVEJA NA MESOPOTÂMIA - “HIS BEER NOBODY WILL ASK”: A BRIEF REFLETION ABOUT THE PRODUTION OF BEER IN MESOPOTAMIA    
Anita Fattori    


AMULETOS FUNERÁRIOS PARA QUÊ? ENTENDENDO SEUS USOS E SIGNIFICADOS NO EGITO ANTIGO - FUNERARY AMULETS FOR WHAT? UNDERSTANDING THEIR USES AND MEANINGS IN ANCIENT EGYPT   
Victoria Arroyo    


O MAGO COMO THEIOS ANER: ADIVINHAÇÃO E ARTEFATOS APOTROPAICOS PARA USO DOS FAVORES DAS DIVINDADES, NO CONTEXTO URBANO DO EGITO TARDO-ANTIGO (SÉC. III – V D.C.). - THE MAGICIAN AS THEIOS ANER: DIVINATION AND APOTROPATIC ARTIFACTS FOR THE USE OF FAVORS...   
Hariadne da Penha Soares    


ORIENTALISMO ALEMÃO OITOCENTISTA: O IMPÉRIO OTOMANO SEGUNDO LEOPOLD VON RANKE - GERMAN ORIENTALISM IN THE 19TH CENTURY: THE OTTOMAN EMPIRE ACCORDING TO LEOPOLD VON RANKE   
Viviane Venancio Moreira    


O “COLAPSO ECONÔMICO” DO IMPÉRIO AQUEMÊNIDA 

Matheus Treuk Medeiros de Araujo    


“A CERVEJA DELE NINGUÉM PEDIRÁ”: UM BREVE REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE CERVEJA NA MESOPOTÂMIA 
Anita Fattori    


EGITO E CUCHE: UMA CONSTRUÇÃO HISTORIOGRÁFICA 
Maria Carolina G. Rodrigues    


O UNIVERSO E O HUMANO: MICRO E MACROCOSMOS NA MITOLOGIA MESOPOTÂMICA
Janaina de Fatima Zdebskyi    


NAS PARTES, O TODO: ASPECTOS CORPORAIS NOS RELEVOS E TEXTOS ASSÍRIOS
Leandro Penna Ranieri    


A SÉTIMA PILASTRA DO TEMPLO KARNAK COMO FONTE SOBRE RELAÇÕES SOCIAIS
Rafael dos Santos Pires    


IMAGEM E AGÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE ICONOGRÁFICA NO PERÍODO AMARNIANO 
Carolina Velloza Ferreira 

   
O SAGRADO NO EGITO FARAÔNICO: RELIGIÃO PESSOAL E ATOS MÁGICO-RELIGIOSOS (1567-1085 a.C.)   
Priscilla Gontijo Leite, Victor Braga Gurgel    


OS IEZIDIS SOB O DOMÍNIO ISLÂMICO: REINVENÇÕES DE UMA TRADIÇÃO 
Alfredo Bronzato da Costa Cruz, Diogo Alves da Conceição Santana    


A ARTICULAÇÃO DAS DIMENSÕES EXTERNA, MACRO E MICRO DA ECONOMIA DO IMPÉRIO EGÍPCIO NO PERÍODO RAMÉSSIDA   
Thomas Henrique de Toledo Stella    


“DEUS É MASCULINO?”: A LEI MARIA DA PENHA PRESENTIFICANDO AMEAÇAS ANTIGAS À SOBERANIA DE YAHWEH  
Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos, Amanda Muniz Oliveira    


PRESENTES ENTRE IRMÃOS – UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA (PERÍODO DE AMARNA, SÉCULO XIV A.C.) 
Renato de Carvalho Ferreira    


O DESTINO DAS PRINCESAS ESTRANGEIRAS NAS CARTAS DE AMARNA – O HARÉM FARAÔNICO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIV A.C. 
André Shinity Kawaminami