Espaço Doméstico e Cultural Material: Debates e Vertentes (Disciplina)

Em agosto de 2022, os professores Marcelo Rede e Thais Rocha da Silva ofereceram a disciplina FLH5640 - Espaço Doméstico e Cultura Material: Debates e Vertentes, junto ao programa de pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo.

A disciplina, centrada em debates da arqueologia, teve como objetivo "apresentar as principais discussões a respeito das definições e problemas metodológicos referentes às pesquisas sobre o espaço doméstico dentro dos Estudos de Cultura Material e seus recortes interdisciplinares. Pretende-se traçar um percurso cronológico do desenvolvimento destes debates e discutir o tema a partir de outros eixos, como, por exemplo, arqueologia, história dos sentidos, estudos de gênero e teoria da prática. O recorte cronológico e geográfico desta disciplina é amplo a fim de ressaltar o debate teórico-metodológico do campo. Através de estudos de caso, a disciplina busca instrumentalizar os/as estudantes para a análise de fontes associadas ao espaço doméstico em conjunto com a leitura crítica da produção acadêmica sobre o tema".