MEMBROS DO LAOP

COORDENAÇÃO/DIREÇÃO

Prof. Dr. Carlos Gonçalves

Bacharel em Matemática Pura (USP - 1990), licenciado em Matemática (USP - 1997), Doutor em Educação Matemática (Unesp - 1997) e Professor Associado (Livre-Docência) em História da Ciência (USP - 2012). Sua produção bibliográfica é na área de História, com trabalhos publicados especialmente sobre os saberes na Antiguidade mesopotâmica. Filiado às sociedades: International Association for Assyriology, Associação Nacional de História, Sociedade Brasileira de História da Ciência e Sociedade Brasileira de História da Matemática. Foi Research Fellow (Universidade de Exeter, 2003-2005. Pós-doutorado no Institut für Orientalistik (Universidade de Viena - 2009). Visita realizada ao laboratório SPHERE (Université Paris-Diderot e CNRS - 2012). Contemplado com bolsa de pesquisador estrangeiro pela Prefeitura de Paris (2013). Bolsista do programa de residência do Institut d'études avancées de Paris (2016-2017). Coordenador do LAOP e Pesquisador associado estrangeiro do Laboratório SPHERE (Sciences, Philosophie, Histoire; CNRS e Paris 7).

Prof. Dr. Marcelo Rede

Professor de História Antiga (FFLCH-USP). Graduado em História (FFLCH-USP - 1988), Mestre em História (UFF - 1994), Diploma de Estudos Aprofundados (2000) e Doutor em História Antiga (Assiriologia) (Université de Paris 1 - Panthéon-Sorbonne - 2004). Estágio em epigrafia cuneiforme realizado no Museu do Louvre (1999-2002), publicando os documentos inéditos do sítio de Tell Senkereh (Larsa). Fez estudos de sumério, acadiano e arqueologia oriental na École du Louvre e na École Pratique des Hautes Études (Paris). Foi professor da Universidade Federal Fluminense (1992-2008). Membro Estrangeiro do Laboratório HAROC do CNRS francês (Histoire et Archéologie de l'Orient Cunéiforme) e atual coordenador do LAOP. Experiência, área e temas de pesquisa: História Antiga; Assiriologia; Economias Antigas; Cultura Material; Iconografia.

PESQUISADORES

Dra. Andréa Vilela              
Doutora em Línguas, História e Civilizações dos Mundos Antigos pela Université Lumière Lyon 2 (2021) especializada em Assiriologia, com graduação em História da Université Jean-Moulin Lyon 3 (2009), Mestrado em História, História da Arte e Arqueologia da Université Lumière Lyon 2 (2011) e Certificado Superior em Língua Acadiana da ELCOA – Institut Catholique de Paris (2013). Pesquisadora associada do laboratório UMR 5133 – Archéorient e pós-doutoranda no DH-FFLCH-USP sob supervisão do Prof. Dr. Marcelo Rede. Título da pesquisa: “Entre proximidade e distância: as interações entre as populações humanas e a fauna na antiga Mesopotâmia”. Bolsista FAPESP (n° de processo: 2022/01388-1).

Dr. Leandro Penna Ranieri

É doutor em Ciências, programa História Social, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Possui Bacharelado em Ciências da Atividade Física pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e Mestrado em Ciências, área de concentração Estudos do Esporte, pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. Atualmente, é pesquisador (nível pós-doutorado) junto à FFLCH-USP e ao Laboratório do Antigo Oriente Próximo (LAOP-USP). Fez estágio de pesquisa na Sapienza Università di Roma (2016-2017) e foi Visiting Scholar na University of Cambridge (2020). Temas de interesse: História Antiga, História da Mesopotâmia, História e historiografia da Assíria, História e cultura material e visual, História do corpo, dos gestos e dos sentidos corporais na Antiguidade. Bolsa de Doutorado FAPESP (n.º do processo: 2014/22125-2); Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) FAPESP (n.º do processo: 2016/02241-2); Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP (n.º do processo: 2018/13540-7); Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) FAPESP (n.º do processo: 2019/16055-5).


Dr. Matheus Treuk

Pesquisador Visitante no Dipartimento di Scienze dell'Antichità, na Sapienza Università di Roma (Processo n.°22023/01822-6, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP). Pós-Doutorando junto ao Departamento de História da Universidade de São Paulo (Processo nº 2022/07801-8, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP). Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com menção honrosa concedida pelo programa de História Social da USP (Prêmio História Social 2017-2018). Realizou estágio doutoral na École Française de Rome. Bacharel e licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atualmente, realiza pós-doutorado em História do Antigo Oriente Próximo e da Grécia junto ao Departamento de História, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É membro do Laboratório do Antigo Oriente Próximo da USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, e na área de Direito, com ênfase em direito empresarial e mercado de capitais. Bolsa de Doutorado FAPESP (Processo n.° 2016/14318-0) e CAPES, na modalidade de PDSE (Processo n.° 88881.135183/2016-01).


Dr. Ronaldo Gurgel Pereira

Pesquisador junto ao Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (CHAM-FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (2011-Atual). Doutor em Egiptologia pela Universität Basel, na Suíça (2010). Diretor do projeto arqueológico “Akragas: O Quarteirão da Porta II”, em acordo com o Parco Archeologico e Paesaggistico della Valle dei Templi, Agrigento (2023). Ronaldo tem extensa experiência em pesquisa, sobretudo no estudo da arte orientalizante (“aegyptiaca”); e nas relações entre fenícios/púnicos e nativos, gregos e nativos, egípcios e vizinhos, no contexto do Primeiro Milênio a.C. Além disso, tem lecionado temáticas ligadas à Egiptologia, bem como epigrafia fenícia/púnica e grega. Produziu a primeira gramática de egípcio clássico em língua portuguesa, publicada pela Editora Chiado.

Dra. Thais Rocha da Silva

Pesquisadora Visitante no McDonald Institute for Archaeological Research (2023, FAPESP 22/10406-3), University of Cambridge; Professora Colaboradora III (2021-2022, FFLCH/USP); Pós-doc, Universidade de São Paulo (FAPESP 20/13319-9), Pesquisadora Associada, Harris Manchester College, University of Oxford. Doutora em Egiptologia, Faculty of Oriental Studies, St Benet's Hall, University of Oxford. Atualmente integra o Amarna Project e coordena o projeto Being Egyptian, com a Dra Linda Hulin e a colaboração da Egypt Exploration Society. Sua pesquisa atual se concentra nos assentamentos egípcios do Reino Novo (1550–1069 AEC), combinando perspectivas antropológicas e do campo da cultura material. Thais está interessada na intersecção das instituições com as vidas dos indivíduos e como a cultura material constitui práticas sociais na esfera doméstica. Link para o currículo completo: https://www.thaisrocha.net/

DOUTORANDOS E MESTRANDOS

Ms. Anita Fattori

Bacharel e Licenciada em História (PUC-Campinas - 2013). Mestra em Filosofia, área Estudos Culturais (EACH-USP), orientador: Prof. Dr. Carlos Gonçalves. Doutorado em regime de duplo diploma em andamento no PPGHS-FFLCH-USP / Université Paris 1- Panthéon Sorbonne, orientadores: Prof. Dr. Marcelo Rede e Profa. Dra. Cécile Michel. Título da pesquisa: “Mulheres e redes comerciais na Assíria dos séculos XX e XIX AEC”/ “Tissage de la trame sociale : femmes et réseaux commerciaux dans l’ancienne Mésopotamie”. Bolsista Fapesp (n.º do processo: 2019/12945-6 e 2020/07395-4).

Ms. Maria Carolina Gonçalves Rodrigues

Mestre em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (FFLCH) sob a orientação do Professor Doutor Marcelo Rede com a pesquisa “Negociando identidades: a expansão egípcia e a Núbia sob a XVIII Dinastia” (1550-1425 a.C.) (FAPESP 2019/1541-0). Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Faz parte do grupo de pesquisa LAOP – Laboratório do Antigo Oriente Próximo, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga. Bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 

Ms. Santiago Colombo Reghin

Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), sob a orientação do Professor Doutor Marcelo Rede e do Professor Doutor Fábio Augusto Morales. Título da pesquisa: “A Babilônia e a formação dos selêucidas: impactos da integração imperial na elite local e na cultura escribal (Sécs. IV-III a.C.).” Bolsista FAPESP (n.º 2020/04735-9). Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE, FAPESP n.º 2021/09825-9) no Laboratório ArScAn (URM 7041, Paris X, Paris I, CNRS).

Ms. André Shinity Kawaminami

Bacharel e Licenciado em História (FFLCH-USP). Mestre em História Social (FFLCH-USP), orientado por Prof. Dr. Marcelo Rede e Dra. Thais Rocha da Silva. Título da pesquisa: “Entre a Realeza e o Culto: As Esposas Divinas de Amon (séculos XII-VI a.C.).” Bolsista FAPESP (n.º do processo: 2020/03090-4). Na Iniciação Científica, contou com o seguinte financiamento: Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE, FAPESP n.º 2018/11390-8) no Laboratório ArScAn (URM 7041, Paris X, Paris I, CNRS).

Enzo Snitovsky Onodera

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (FFLCH- USP). Mestrando em História Social pela mesma instituição sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Rede, com pesquisa financiada pela Fapesp e intitulada: “Vida Cotidiana e Sociabilidades em Al-Yahudu: deportados judaítas sob os Impérios Neo-Babilônico e Aquemênida (séculos VI e V AEC)” (Processo FAPESP n.º: 2022/12649-0). É membro do Laboratório do Antigo Oriente Próximo (LAOP-USP).

Renato de Carvalho Ferreira

Graduado em História (FFLCH-USP), mestrado em andamento no PPGHS-USP, orientador: Prof. Dr. Marcelo Rede.

Samuel de Barros Gandara

Bacharel e licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Bacharel em Teologia pelo Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestrando em História Social no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo com pesquisa na área de historiografia do Antigo Israel e Judá e estudos bíblicos (Processo FAPESP n.° 2021/13962-1). É membro do Laboratório do Antigo Oriente Próximo da Universidade de São Paulo. Tem interesse de pesquisa em Antigo Israel e Judá, Judaísmo do Segundo Templo, Teologia do Antigo Testamento e Estudos Memoriais. Possui experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Estudos Bíblicos.


PESQUISADORES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Dirceu Almeida Pires

Graduando em História (FFLCH-USP). Realiza pesquisa de iniciação científica sob a orientação da doutora Thais Rocha da Silva sobre “Estelas e os registros de memória familiar em Deir el-Medina.”

Gabriele Maria Oliveira

Graduanda em História pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Entre 2021 e 2022, desenvolveu uma pesquisa de iniciação científica, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Rede e com financiamento do CNPq, intitulada “Os olhares babilônicos sobre o universo: A geografia cósmica do Enūma eliš”. Atualmente, é membro do Laboratório do Antigo Oriente Próximo (LAOP).

Helena Barbour Marins de Oliveira

Graduanda em História (FFLCH – USP) e pesquisadora do Laboratório do Antigo Oriente-Próximo (LAOP) pela mesma Universidade. Foi aluna de Iniciação Científica sob a orientação do Professor Doutor Marcelo Rede. Título da pesquisa: “A Imagem Divina na Antiga Mesopotâmia: O tablete de Shamash” (bolsista FFLCH – CNPq).

Julia de Oliveira Szoke

Graduanda em História (FFLCH-USP). Realiza pesquisa de iniciação científica sob a orientação da doutora Thais Rocha da Silva sobre as representações do Egito Antigo no cinema.

Mayra Osman Vasconcellos

Graduanda em História (FFLCH – USP). Aluna de Iniciação Científica sob a orientação do Professor Doutor Marcelo Rede. Título da pesquisa: “A imagem da antiga Assíria no século XIX nas obras de Austen Henry Layard” (bolsista PIBIC – CNPq).         

Pedro Vinícius de Castro

Graduando do Departamento de História da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Pesquisador do Laboratório do Antigo Oriente-Próximo pela mesma Universidade, com foco na retratação do Egito nos quadrinhos (mangás) japoneses. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa junto à Universidade intitulado "Orientalismo no Oriente: representações do Antigo Egito na cultura pop japonesa", sob orientação da doutora Thais Rocha da Silva. Realizou estágio na Biblioteca Brasiliana José Midlin (BBM-USP).

MEMBROS ASSOCIADOS & EGRESSOS

Ms. Carolina Velloza Ferreira

Bacharela e licenciada em História (FFLCH-USP), Mestre em Ciências, área História Social (FFLCH-USP), orientador Prof. Dr. Marcelo Rede. Título da pesquisa: “A imagem, o faraó e o deus na época de Amarna: continuidades e rupturas. (Egito século XIV a.C.).” Bolsa FAPESP (n.º do processo: 2015/09403-6).

Ms. Érika Rodrigues de Maynart Ramos

Doutoranda na Università di Pisa (Egittologia). Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2018). Experiência, área e temas de pesquisa: História Antiga; escrita hieroglífica; produção literária; escribas; memória cultural.
 

Ms. Giovanni Pando Bueno

Bacharel e Licenciado em História (FFLCH-USP). Mestre em História Social (FFLCH-USP), orientado por Prof. Dr. Marcelo Rede. Título da pesquisa: “Visualidade e Memória: Disputas políticas e construção do passado na Roma dos tempos de César e Augusto (I a.C. - I d.C.)”. Bolsista FAPESP (n.º do processo: 2020/03091-0).

Ms. Rafael dos Santos Pires

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo. Mestre pelo programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo com Bolsa FAPESP. Possui interesse pela área de História Antiga, dedicando-se principalmente ao estudo de Egito durante o Reino Novo. Membro do Laboratório do Antigo Oriente Próximo (LAOP). Bolsa Fapesp (n.º do processo: 2018/03682-9).